quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bebês siameses de Anajás têm quadro estável, diz hospital

 Os bebês siameses nascidos em Anajás, no Marajó, têm quadro clínico estável, mas mantém desconforto respiratório leve, com hemograma dentro da normalidade, segundo boletim médico da Santa Casa de Misericórdia, divulgado na manhã desta quarta-feira (22). 
 São duas crianças, por isso é impossível separá-las', diz obstetra
Ao contrário do que se especulava até a tarde desta terça-feira (20), o bebê que nasceu no município de Anajás com duas cabeças não é um só, são dois. 'Emanuel e Jesus, como foram batizados pela mãe, possuem dois cérebros, duas colunas, mas um só coração', explicou a obstetra Neila Dahas, diretora da Santa Casa.
Neila Dahas
De acordo com Neila, as crianças fizeram exames de tomografia, raio-x e eletrocardiograma, mas outros exames ainda serão necessários para avaliar ações das crianças, como por exemplo, o ato de se alimentar. 'Ainda não sabemos, por exemplo, se eles têm dois estômagos. A mãe afirmou que os alimenta separadamente', informou.
 Sobre uma possível divisão, a médica informou que só é possível caso uma das crianças não sobreviva. 'É impossível dividir, pois não se trata de uma junção de bebês, eles são gêmeos, mas têm órgãos vitais de apenas uma criança', relatou.
  Ainda segundo o boletim médico do hospital, eles estão bem ativos e reativos. Os médicos aguardam o resultado da tomografia feita ontem, que deverá sair ainda esta manhã. Os próximos exames a que serão submetidos são mais específicos, como angioressonância e ecocadiograma.
Entenda - A médica explica que o espermatozóide fecundou o óvulo normalmente para gerar crianças gêmeas, mas quando o ovo começou a se formar, a divisão não ocorreu no momento certo e só aconteceu na segunda semana de gestação, quando o broto embrionário já havia se formado, provocando a anomalia. Um caso assim só acontece uma vez a cada 100 mil nascimentos.
 História - Maria de Nazaré, de 23 anos, teve as crianças no município de Anajás, no arquipélago do Marajo, na segunda-feira (19). As crianças nasceram no Hospital Municipal de Anajás pesando 4,5 quilos.

Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário